Linguagem e Língua
. A linguagem é uma capacidade mental que apenas e todos os seres humanos possuem;
. Trata-se de um órgão da mente;
. A capacidade é inata, nascemos com ela;
. Essa capacidade só está em nossa mente.
Infinitude discreta
. O conhecimento da linguagem é parte da nossa biologia;
. Quando falamos demonstramos saber muito mais do que ouvimos;
. Somos capazes de produzir um número infinito de expressões gramaticais a partir de um conjunto finito de elementos e princípios lingüísticos.
Comportamentalismo e cognitivismo
. Skinner acreditava que o fenômeno da linguagem humana poderia ser explicado de fora para dentro;
. Chomsky demonstrou que os estímulos ambientais são pobres quando comparados à complexidade do comportamento verbal;
. O cognitivismo propõe que a mente humana não seja vista como uma caixa vazia, como queriam os comportamentalistas.
O problema de Platão e o problema de Orwell
. Duas grandes questões sobre a cognição humana. O problema de Platão é justamente a pobreza de estímulos. Como podemos saber tanto, se temos tão poucas evidências;
. Já nascemos com uma espécie de instinto lingüístico: princípios universais;
. O problema de Orwell é como podemos saber tão pouco se temos tantas evidências: não assimilar passivamente os conteúdos.
Aquisição e aprendizagem da língua
. Já nascemos com princípios da linguagem universais;
. Embora os dados recebidos do ambiente sejam assistemáticos e fragmentados conseguimos adquirir uma língua porque nascemos com princípios gerais que nos ajudam a organizar os estímulos verbais deficientes em estruturas complexas;
. Aquisição é o processo natural e espontâneo que deve ser diferenciado do termo aprendizagem;
. Os princípios universais são também chamados de Gramática Universal – GU;
. A GU é acessada de maneira natural e espontânea até um período da vida – perto da puberdade;
. O processo de aprendizagem depende esforço, exercício, prática.
Estágios da aquisição da linguagem
. Balbucio - produção de sons: vogais (3-4 meses); consoantes e vogais (em torno dos 6 meses);
. Primeiras palavras - entre os 10 e 12 meses;
. Enunciados de uma palavra - em torno dos 12 meses;
. Crescimento vocabular grande - entre os 16 e 20 meses;
. Fase telegráfica - primeiras combinações de palavras, entre os 18 e 20 meses;
. Explosão vocabular - entre os 24 e 30 meses;
. Domínio das estruturas sintáticas e morfológicas - entre os 3 anos e 3 anos e meio;
Competência e desempenho
. A competência gramatical é o saber lingüístico abstrato que temos em nossa mente. Esse saber é acessado toda vez que precisamos produzir ou compreender frases;
. A competência é um saber e o desempenho é um fazer.
terça-feira, 3 de novembro de 2009
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